Cerimônia marca entrega das obras de revitalização do Calçadão de Rio Preto

O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico de Negócios e Turismo Jorge Luis de Souza e outras autoridades, realizou na manhã deste sábado (30) a entrega das obras de revitalização do Calçadão de Rio Preto, instalação do Marco Zero e do Memorial do Peregrino do Caminho da Fé, reunidos na praça Dom José Marcondes. Desde março de 2020, o Calçadão passa por obras de reforma e revitalização. São 10 quadras envolvidas neste projeto, que tem o custo total de R$ 5,7 milhões.

“Fizemos um trabalho intersecretarias e avançamos muito nas obras do Calçadão. O projeto de transformação planejada para arborização e paisagismo do Calçadão foi a última etapa da revitalização do centro, com a ampliação da densidade arbórea urbana da região, com o plantio de 121 árvores e implantação de jardins coloridos. Planejamos a distribuição das novas árvores em todo o quadrilátero central, compreendendo as ruas Bernardino de Campos, General Glicério, Tiradentes e Siqueira Campos”, explicou o secretário Jorge.

Ainda segundo o secretário, as obras não devem parar. A previsão é de que a Praça Riu Barbosa passe por obras complementares com a troca total do piso, iluminação, reforma da fonte, instalação de mobiliário urbano e revitalização.

O prefeito agradeceu o empenho dos secretários e parceiros que contribuíram para este momento. “É preciso continuar investindo na cidade. Somos referência em assistência e por isso somos cada dia mais procurados. Desafios virão, mas o que é importante é planejar, priorizar e executar aquilo que é importante para o município. Temos um dos melhores centros de cidade do Brasil, porque nunca abandonamos o Centro, sempre atentos às suas necessidades”, destacou.

A Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) e lojistas foram grandes parceiros nesta revitalização do Calçadão, que recebe uma média de 20 mil consumidores por dia e possui 500 lojas, distribuídas no quadrilátero da região Central, entre as ruas Prudente de Moraes, Silva Jardim, Coronel Spínola de Castro e Voluntários de São Paulo.
De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, as lojas desta área são responsáveis por gerar cerca de 2 mil empregos.

Participaram do evento neste sábado os vereadores Bruno Marinho, Bruno Moura, Cabo Júlio Donizete e Jean Charles Serbeto, além do vice-prefeito Orlando Bolçone e sua esposa Vanda Bolçone, os secretários Zeca Moreira (Gabinete), Rodrigo Juliano (Emurb), Amaury Hernandes (Trânsito), Victor Cornachione (Guarda Civil), o presidente da Acirp Kelvin Kaiser, o cura da Catedral padre Deusdete Zanfolim e o empresário Vicente Conti representando todos os lojistas da região central.

A Banda Regimental de Música do CPI-5, regida pelo maestro Doreto animou os presentes com som ambiente. A subtenente Bianca representou a Polícia Militar, que terá uma base fixa de monitoramento na rua Bernardino de Campos, em frente ao Praça Shopping.

ALGUNS MATERIAIS UTILIZADOS

  • Tubulação de drenagem: 4,2 mil metros lineares
  • Tubulação de esgoto: 2,2 mil metros lineares
  • Passeio público (piso cimentado): 7 mil m2, o que representa 2.000 metros lineares
  • Vias de circulação de veículos: (piso intertravado): 4.000 m², o que representa 800 metros lineares
  • Vias de circulação de veículos: (piso asfalto): 1,5 mil², o que representa 300 metros lineares
  • Postes ornamentais: 166 unidades
  • Cabos elétricos: 7 mil metros lineares
  • Piso tátil de acessibilidade: 2.2 mil metros lineares

CONFIRA AS OBRAS REALIZADAS NO CALÇADÃO
PLANTIO REALIZADO

O projeto de transformação planejada para arborização do Calçadão teve início com uma primeira etapa de plantios em setembro de 2020. As praças Rui Barbosa e Dom José Marcondes receberam inicialmente 31 mudas de árvores: ipês rosas (Handroanthus heptaphyllus) e amarelos (Handroanthus serratifolius), cássia rosa (Cassia grandis) e pau-formiga (Triplaris americana) com o intuito de se formar ali um “pulmão verde” e amenizar os efeitos da ilha de calor que se forma na região central da cidade.

CALÇADÃO FLORIDO
Nesta nova etapa, que compreende a inserção de 121 mudas entre exóticas e nativas da região, estão sendo plantadas espécies de porte pequeno e grande, com predomínio de árvores com floração abundante: 23 exemplares de escova-de-garrafa (Callistemon rigidus), 36 exemplares de lofantera amazônica (Lophanthera lactescens), 16 exemplares de pau-cigarra (Senna multijuga), 32 exemplares de pau-cigarra folha fina (Senna multijuga – subsp. multijuga var. verrucosa), 10 exemplares de pau-mulato (Calycophyllum spruceanum) e quatro exemplares de resedá-anã (Lagerstroemia-indica). Das seis espécies, quatro são nativas e duas exóticas; 94 árvores plantadas são de espécies nativas e apenas 27 exóticas.

Foram escolhidas para o plantio mudas já bastante desenvolvidas com altura de 2m a 4m, visando um crescimento mais rápido. Todos os plantios estão realizados em espaços planejados para o desenvolvimento adequado da planta, garantindo área de absorção de água e evitando que o crescimento das raízes danifique o piso e/ou calçamento de concreto.

CORREDOR ARBÓREO
A lateral da Catedral ganhou um corredor arbóreo que, além de trazer sombra e melhorar o microclima, vai embelezar o centro com cores durante as floradas. Bolsões para os plantios também foram planejados entre vagas de estacionamentos para compor a nova paisagem que deve receber também equipamentos urbanos modernos como bancos, lixeiras, acessibilidade com rampas, corrimãos e piso tátil.

JARDINS COLORIDOS
As praças Rui Barbosa e Dom José Marcondes, consideradas “pulmões verdes centrais”, receberam tratamento especial no projeto. Além da arborização, orientada pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, os jardins foram renovados com o plantio de espécies arbustivas e rasteiras coloridas, com muitas flores. Foram plantadas espécies como beijo (Sumpatiens), lambari roxo (Tradescantia zebrina), cica (Cicas revoluta) e mini lantana amarela (Lantana camara).

O projeto foi elaborado pela arquiteta e urbanista da Secretaria de Obras, Ana Sílvia CasaGrande. O projeto é resultado de uma parceria firmada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Acirp, que doou grande parte das espécies plantadas. “Essas espécies coloriram de forma exuberante o local que juntamente com as obras de arte em forma de coração encantam os munícipes que ali passeiam e tiram muitas fotografias. O centro da cidade ganha de presente neste Natal cores e um novo cenário”, afirma Ana Sílvia.

MOBILIÁRIO
As ruas Bernardino de Campos, General Glicério e Siqueira Campos receberam novos bancos para acomodar os Consumidores locais com mais conforto.
Foram instalados bancos na rua General Glicério, entre as ruas Tiradentes e Silva Jardim e também na Bernardino de Campos, entre as ruas Tiradentes e Siqueira Campos. Outros exemplares foram distribuídos na rua Siqueira Campos entre a Bernardino de Campos e a General Glicério.

Ao lado da Catedral foi projetado um lounge, local reservado para famílias com assentos individuais e de dois lugares. O espaço é um instrumento de integração, descanso, considerado uma obra de arte, deixando o espaço ainda mais agradável.
No total foram instalados 24 bancos, sendo 12 individuais coloridos (ao lado da Catedral) e 12 bancos retos.
Pensando na arrumação e limpeza de rotina, foram distribuídas 36 lixeiras por todo o Calçadão.

MARCO ZERO
O Marco Zero, na Praça Dom José Marcondes, é apontado como local de fundação de Rio Preto, onde foi construída a primeira casa da cidade, hoje localizada no cruzamento das ruas Voluntários de São Paulo e a Tiradentes. O ponto é um dos mais importantes do município, pois é também uma região de forte movimento econômico e intervenções culturais. O marco foi instalado pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), médico e major da polícia militar Luiz Antônio Lindquist. A doação do material foi do empresário Olavo Tarraf.

MEMORIAL DO PEREGRINO
Ainda na Praça Dom José Marcondes, foi instalado o Memorial do Peregrino do Ramal São José que integra o Caminho da Fé, envolvendo 56 cidades em São Paulo e Minas Gerais, num total de mil quilômetros. O Ramal São José é um caminho de peregrinação com início na praça da Basílica na Boa Vista em Rio Preto, seguindo para o ramal da praça dom José Marcondes, e depois o distrito de Engenheiro Schmitt, Cedral, Potirendaba, Ibirá, Urupês, Novo Horizonte e Borborema no total de 150 km. O destino final da peregrinação é o Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). A escultura em aço que mostra o roteiro completo foi criada pela artista plástico rio-pretense Beto Carrazone, que doou-a ao município.

PROJETO E EXECUÇÃO DA REFORMA
O projeto de arborização e reforma do Calçadão foi amplamente discutido e está sendo desenvolvido pelas secretarias de Planejamento, de Trânsito, de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, de Obras, de Serviços Gerais, Emurb, de Meio Ambiente e Urbanismo e Semae. Após sua elaboração, foi apresentado ao prefeito Edinho Araújo e aprovado.

Publicações relacionadas